FAMOD Engajado na Definição de Estratégias para Uma Transformação Digital Inclusiva
FAMOD participou no workshop nacional de avaliação de prontidão e inovação digital para a Transformação Digital Acelerada em Moçambique. O workhsop, iniciado a 27 de Março e com término a 01 de Abril, teve como objectivo avaliar os esforços actuais de transformação digital no país e contribuir para a elaboração de estratégias e acções específicas para aceleração da inovação digital e promoção do desenvolvimento inclusivo em Moçambique.
A primeira sessão do workshop, realizada nos dias 27 e 28 de Março, focou-se na avaliação da prontidão digital do país. Os participantes validaram o relatório preliminar sobre o ponto de situação da transformação digital em Moçambique e identificaram as principais lacunas a serem respondidas para acelerar a transformação digital.
Na segunda sessão, que ocorreu nos dias 31 de Março e 1 de Abril, o foco foi no perfil de inovação digital de Moçambique. Os participantes mapearam a capacidade do ecossistema de inovação digital em Moçambique, identificaram os papéis dos diferentes stakeholders na transformação digital, e co-criaram recomendações estratégicas para acelerar a inovação no país.
Neste fórum, o FAMOD defendeu a inclusão de pessoas com deficiência nos esforços de transformação digital em Moçambique. Isto passa, em grande medida, pela elaboração de políticas e estratégias de transformação digital inclusivas, incluindo a introdução de directrizes de acessibilidade das tecnologias de informação e comunicação. O FAMOD afirmou, ainda, que para além de incentivar inovações inclusivas e até mesmo responsivas às necessidades particulares de pessoas com deficiência, é fundamental que para o alcance da transformação digital inclusiva as infraestruturas digitais e os programas de literacia digital sejam acessíveis para pessoas com deficiência.
O FAMOD, enquanto interlocutor das pessoas com deficiência no país, está comprometido em contribuir para a inclusão e acessibilidade dos produtos e serviços digitais, garantindo que as pessoas com deficiência se beneficiam das vantagens da transformação digital e participam nos esforços de desenvolvimento sustentável do país.
O evento, promovido pelo Ministério das Comunicações e Transformação Digital e pela União Internacional das Telecomunicações (ITU na sigla inglesa) em parceria com a Delegação da União Europeia em Moçambique, permitiu que diversos actores-chave compartilhassem suas experiências, desenvolvessem uma compreensão comum dos desafios e oportunidades, e contribuíssem para a formulação de acções que catalisem a transformação digital inclusiva no país.
Fotografias disponíveis em: https://www.itu.int/en/ITU-D/Regional Presence/Africa/SiteAssets/Pages/EVENTS/2025/mozambique-landscape-workshop/pics4.jpg